Baianos da Umbanda

Os divertidos guias do Nosso Senhor do Bonfim estão sempre dispostos para ajudar. A sociedade criou rótulos onde todo oriental é "japonês" e todo nordestino é "baiano". Não devemos levar em conta o estigma social nem no dia-a-dia, quanto menos no plano espiritual.

Há décadas, principalmente perto dos anos 50, houve uma grande imigração para as cidades grandes do sudeste do país, onde muitos nordestinos vieram trabalhar, muitas vezes em construções civis e indústrias, sendo rotulados de "peões" urbanos.

No imaginário dessas cidades, o nordestino ficou associado à imagem do trabalho duro, pobreza, analfabetistmo, vida precária, o "brega". Com o grande volume demográfico nessa cidade, levam a culpa pelo ônibus lotado, falta de emprego e muitos outros males da cidade. É comum ouvir comentários pejorativos como "isso é coisa de baiano", ou "que baianada!".

Na Umbanda, os baianos cumprem um papel muito diferente, do que levar a culpa pelos males metropolitanos. Não tem nada de "inferior" ou "subalterno". São seres de muita força e luz, muito carismáticos e excelentes ouvintes. Não devemos dar ouvidos ao preconceito nem no mundo material, nem no mundo espiritual. Cada indivíduo e cada entidade são parte da existência, e empregam cada um o seu papel.

Apresenta-se como uma entidade alegre, irreverente e com fortes traços de bravura. São alegres e muitas vezes teimosos, hoje em dia muito procurados nas giras de Umbanda por toda a cidade por muitas pessoas.

Uma curiosidade na literatura técnica é que os baianos da Umbanda mesclam características de direita e de esquerda, criando um balanço muito agradável e positivo. Nas giras, apresenta-se com traços bastante característicos, como o jeito melodioso de falar, nas danças, e geralmente "não levam desaforo para casa".

Um dos principais traços dos baianos da Umbanda é sua capacidade de ouvir. Geralmente conversam muito com aqueles que buscam seu auxílio, falando manso e baixinho, muito carinhosos e de uma empatia extrema. Passam muita alegria e confiança aos que tem fé e buscam seu auxílio.

Os baianos da Umbanda são doutrinados: comedidos, não xingam, não falam palavrões, não provocam e suas brincadeiras são irreverentes e bastante sutis. Incorporam geralmente de forma suave, e estão fortemente ligados ao ritmo musical. Os baianos geralmente gostam de dançar e o movimento dessas entidades é transmitida para os médiuns, que na incorporação traduzem os passos das melodias regionais.

Trazem muita paz, carinho, amor e perseverança para nos ajudar a trilhar nossos caminhos na nossa vida terrena. Salve o povo da Bahia!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens!!!! palavras sábias vinda realmente de quem sabe o que diz e não está para brincadeira, fiquei feliz com essa descrição dos baianos na UMBANDA pois eles são isso mesmo,um grande abraço em todos, Wagner Diniz e Maria Alba Diniz